Animais domésticos e bebés

Olá. Mais um tema sobre relacionado com a maternidade. Animais vs. bebés. Desde a gravidez que a pergunta surgia sempre “então e como vais fazer com o teu gato?”. A resposta era mais do que simples – pelo menos a meu ver – o gato faz parte da família, o bebé é da família e vamos viver juntos. Alguma dúvida? Não sei mas ainda existem imensas pessoas que estranham um bebé e animais de estimação dentro de casa. Se o animal já existia antes ou se chega depois, tudo o que se precisa de fazer é adaptar um ao outro. Como fizemos?

Quando descobri que estava grávida tentei manter – apesar de não ser imune a toxoplasmose – a rotina normal com o nosso gato, a única que mudou é que deixei de ser eu a limpar o wc do gato. De resto foi tudo normal, a grande companhia dos meus dias de baixa médica foi dele, e por incrível que pareça ele apercebeu-se que algo de diferente se passava comigo e ainda ficou mais meigo. Eles têm sentidos muito apurados.

Quando o bebé nasceu, logo mal chegamos com o bebé a casa – ainda dentro da cock/ovo – deixamos que o Blue (o nosso gato) o cheira-se e o vi-se bem, o bebé dormia por isso nem se apercebeu de nada. A reacção do Blue foi de desconfiança no primeiro impacto mas fez uma boa investigação, mas depois passou a não ligar muito e voltou à sua lide normal. Quando o bebé começou a ser mais participativo e até a interagir (ou a tentar pelo menos) com o Blue, começamos a introduzir ao bebé regras do tipo: mostrar a mão de forma calma para que o gato não o considere um perigo, brincar com ele de forma suave (o que nem sempre é fácil), dar-lhe o espaço dele caso ele não queira brincar, etc.

De resto é tudo normal, ambos vivem na mesma casa e fazem parte da mesma família e têm que se respeitar mutuamente. Faz-me alguma espécie aquelas famílias que passam a colocar o animal num lugar afastado para que não haja “perigo”. Para os animais já é toda uma transformação, ritmos que se alteram, rotinas que se quebram e um novo habitante em casa que de repente tem todo o mundo a cuidar dele, nem sempre é fácil, mas temos de tentar manter o carinho e cuidado para com os nossos animais domésticos.

Eles são os mesmos, a nossa vida é que mudou!

Bela♥

Fontes: imagens Fairy Style

Publicado por thefairystyle

Uma curiosa no geral, atenta e amante de ideias no particular. Adoro roupas, sapatos, cosméticos, viagens e malas, muitas malas :) para ter tudo bem junto de mim. A curious in general, and particularly attentive ideas lover. I love clothes, shoes, cosmetics, travel, etc.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: